01/09/2009

ESCOLA DANÇA | MODERNA E CONTEMPORÂNEA

MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Professores: Marina Oliveira e Sandor García
-------------
As aulas de Dança Moderna e Contemporânea são coordenadas pelos professores Marina Oliveira e Sandor García. Para mais informações contacte a secretaria do Operário através dos contactos disponíveis neste site.

"As Técnicas de Dança Moderna e Contemporânea surgem a partir da Técnica de Dança Clássica, a grande base de todas as técnicas de Dança Erudita. A Dança Moderna surge com Isadora Duncan no início do século XX com o intuito de rejeitar o academismo rígido da Dança Clássica até aí instituído. Mas foi com Martha Graham, nos anos 20 e 30 que esta técnica se desenvolveu de forma sólida. Tem como princípios o regresso do Homem à natureza, o reencontro do corpo com o chão, que se expressa de uma forma mais livre, através da utilização de movimentos na coluna e na pélvis até então praticamente inutilizados.

Posteriormente a outros grandes mestres da Dança Moderna, surge o movimento contemporâneo, um movimento ainda mais livre, que evolui naturalmente a partir da Dança Moderna. Não existe uma técnica de dança contemporânea, mas antes um cruzamento de diversas técnicas e linguagens modernas e pós-modernas, improvisação, contacto-improvisação, etc... Estas técnicas aliadas ao sentido único de interpretação de cada bailarino e a uma consciencialização profunda acerca do seu corpo, traduzem o pensamento contemporâneo: o questionamento constante acerca de quem somos, e de qual o nosso lugar no mundo"

Prof. Marina de Oliveira